História, Processos de Vinho

Uva Cabernet Franc

Ela não é tão famosa assim, mas contribui bastante no mundo do vinho. É cultivada em grandes regiões francesas e deu origem a outras importantes castas, uma delas é a Cabernet Sauvignon, vamos falar adiante.

Sua característica é a versatilidade, pois se adapta bem em climas variados. Em decorrência disso, pode originar vinhos com uma grande variação de aromas e sabores.

A Cabernet Frank originou-se, de acordo com o guia The Oxford Companion to Wine, de Jancis Robinson, na região entre o sul da França e o nordeste da Espanha, onde hoje está localizada a comunidade autônoma do País Basco. Fonte Divvino.

Por volta do século 17, passou a ser transportada para outras regiões francesas, principalmente por peregrinos religiosos. Se desenvolveu principalmente em duas: Bordeaux e Vale de Loire (onde era chamada de Breton).

A partir do século seguinte, a uva se estabeleceu bem entre essas regiões. Foi levada para outras localidades europeias, como Itália, Áustria e Hungria, onde apresenta uma boa produção até hoje.

Posteriormente, também passou a ser cultivada no Novo Mundo, em decorrência do avanço da praga filoxera na Europa. Até hoje, dá origem a excelentes vinhos nos Estados Unidos, Argentina, Chile e Brasil.

Na década de 70, a uva Cabernet Franc era a casta mais cultivada no Brasil, principalmente na região da Serra Gaúcha e Campanha Gaúcha. Contudo, com o passar do tempo, o baixo rendimento das safras fez com que os produtores optassem por outras espécies, como a Cabernet Sauvignon e Merlot.

Na década de 1990, por meio de um exame de DNA, pôde-se comprovar que a Cabernet Franc deu origem à Cabernet Sauvignon, a variação mais cultivada do mundo. Isso aconteceu graças a um cruzamento natural com a uva Sauvignon Blanc.

Além disso, estudiosos do mundo dos vinhos também acreditam que ela tenha parentesco com a Merlot e Carmenérè, outras duas uvas extremamente famosas.

Os frutos da Cabernet Franc são muito similares aos da Cabernet Sauvignon, com cachos e bagos pequenos, casca de espessura média e coloração violeta intensa.  Por conta de sua maturação precoce, adaptam-se melhor em climas mais quentes.

Entre as principais características dos vinhos podemos citar a acidez bem evidente (especialmente em regiões frias) e o corpo leve a médio, com taninos maduros e moderados. Os aromas da uva Cabernet Franc vão desde frutas vermelhas e negras à mineralidade.

A Cabernet Franc também é famosa por possuir um composto chamado pirazina em sua casca. Isso faz com que os vinhos possam desenvolver aromas vegetais e “picantes”, como de pimentão verde, pimenta e chocolate apimentado.

Embora a Cabernet Franc seja utilizada em varietais finos e elegantes, atualmente, está mais presente em vinhos de cortes das castas Cabernet Sauvignon e Merlot.

Vinhos da uva Cabernet Franc acompanham perfeitamente a costelinha com molho barbecue, costela bovina, paleta de cordeiro, lombo de porco assado, carne ensopada, almôndegas ao molho de tomate. Agora, os queijos para acompanhar os vinhos Cabernet Franc, podem ser as variações de pasta mole e sabor intenso, como feta, brie e camembert.

Aproveite agora e prove um Cabernet Franc. 

Lembre-se, o melhor vinho é aquele que te agrada e a Great Wines tem sempre um vinho para sua escolha.

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *