Dicas de harmonização, Processos de Vinho

Fundo Côncavo da garrafa de vinho.

Eu estou no mundo dos vinhos desde 2013, quando um amigo importou alguns containers e eu achei maravilhoso a coragem dele de introduzir no mercado um produto especial que agrada as pessoas. 

Desde esta época eu, assim como muita gente que aprecia vinhos, percebia que o fundo da garrafa é côncavo, e me perguntava porquê.

Deve haver um significado para esta cavidade na parte de baixo da garrafa. Será que é para vinhos de melhor qualidade? Para que serve? Se é necessário  por que não existe um padrão? Mesmo porque, algumas garrafas não tem.

Para esclarecer a todas estas indagações eu pesquisei e descobri que a presença desta cavidade não tem qualquer relação com a qualidade ou preço do vinho. O que já é um ponto interessante. Descobri também que, o que pode mudar efetivamente é qual tipo de vinho esta dentro daquela garrafa, se é um espumante ou um vinho tranquilo.

Embora existam motivos históricos, na grande maioria dos vinhos, a justificativa para a presença desta cavidade atualmente é incerta. O que se sabe é que em um passado distante, as garrafas eram feitas manualmente, sopradas por artesãos. E na parte de baixo da garrafa era usada uma haste de metal, que fazia o trabalho de modelar a garrafa, para que não ficassem saliências que pudessem comprometer seu equilíbrio. Assim, com um fundo côncavo, aumentava a chance da garrafa se manter de pé.

Referência: www.winefun.com.br

Isso fez sentido enquanto a produção era manual, mas como hoje é inteiramente industrializada, este fundo não se justifica, ao menos na maioria dos casos. Porém, por uma questão de tradição, isso acabou se mantendo em muitas garrafas.

Uma exceção é o espumante. Nele, esta saliência é justificada por conta da pressão dentro de uma garrafa, há necessidade tanto de garrafas de vidro mais grosso como formas de distribuir melhor esta pressão internamente. Por exemplo, no caso dos Champagnes, a pressão interna na garrafa é equivalente a cinco ou seis atmosferas, o que corresponde a um mergulho entre 40 a 50 metros de profundidade.

Assim, é importante que as garrafas sejam muito resistentes, para evitar que a pressão interna resulte em acidentes. Há relatos de que, no início da produção de Champagnes no século XVIII, a recomendação para quem visitava as caves de Champagne era usar proteções de metal, no estilo de armaduras, tamanha a frequência de garrafas explodindo, com perigosos cacos de vidros sendo arremessados. O formato côncavo do fundo da garrafa redistribui melhor a pressão e reduz este risco.

Então se estas cavidades não têm praticamente nenhuma função importante nas garrafas de vinho tranquilo, isso não significa que não possam ser usadas a nosso favor? Claro que podem. São ao menos três benefícios em relação às garrafas de fundo chato.

A primeira é na hora de servir. Esta cavidade que existe no fundo das garrafas pode servir como um excelente ponto de apoio para o polegar, na hora de servir vinhos. Quanto maior a cavidade, maior o ponto de apoio. 

A segunda vantagem é no sentido de troca de temperatura. Se a garrafa tiver uma cavidade maior e for deixada em um balde de gelo e água gelada, tende a esfriar mais rapidamente, pois há uma maior área de contato com a água gelada dentro do balde.

A terceira tem a ver com sedimentos dentro da garrafa, como borra ou cristais de tartarato. Que são carinhosamente conhecidos por muitos profissionais do vinho como “diamantes do vinho”, são pequenos depósitos cristalinos que ocorrem em vinhos quando o potássio e o ácido tartárico, ambos produtos naturais da uva, se unem para formar um cristal.  A presença desta cavidade pode facilitar a sua vida na hora de evitar que estas substâncias passem para a sua taça. Isso, porém, exige que você mantenha a garrafa sem girá-la no seu próprio eixo, caso contrário eles irão se espalhar por todo o fundo da garrafa.

Muito legal estas curiosidades do mundo do vinho. 

Tomar um vinho não é simplesmente coloca-lo na taça, e sim um momento especial com amigos, família ou mesmo sozinho, mas sempre com prazer de descobrir novos sabores e aromas.

Lembre-se o melhor vinho é quele que te agrada, você encontra sempre um bom vinho na Great Wines.

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *