Dicas de harmonização, História

A colheita da uva e armazenamento

A realidade da colheita da uva para fabricação de vinho é que ela é variável, por isso o vinho sempre evolui. Devemos entender que o vinho não é estático, ele tem vida e quer se transformar em vinagre.

Se você pegar um vinho no tempo certo (envelhecimento) você terá os sabores mais malucos que já experimentou, por isso envelhecer o vinho é o sonho de todo o sommelier. Uma garrafa de vinho de 88 pode ser um prazer inigualável se for guardada na maneira certa.

Os vinhos mais caros do mundo estão em garrafas velhas. Isto acontece porque existem poucas delas no mundo e todos querem bebe-las. Um vinho envelhecido pode dar sabores sensacionais. Alguns sommeliers não apreciam um vinho envelhecido porque ele precisa ser estocado perfeitamente.

As pessoas pensam que somente os vinhos envelhecidos são ótimos, pensam também que todo vinho deve ser envelhecido, todos nós já ouvimos a frase, “vinho, quanto mais velho melhor”, mas a verdade é que apenas 5% dos vinhos produzidos no mundo podem envelhecer e o restante são feitos para serem bebidos jovens. Mas quando você tem uma garrafa que foi guardada corretamente por 20 ou 30 anos você se surpreenderá.

O vinho não gosta de calor nem de luz. Um vinho deixado no banco de trás de seu carro em dia de calor pode perder todo seu potencial. Não existe melhor vinho que o vinho que você pode ter na plantação.

O que diz muito sobre o vinho é sua guarda na adega da plantação. Porque nela o vinho descansa e se incorpora. 

O grande momento é quando o vinho é levado ao próximo ponto, é quando a rolha vai na garrafa. As adegas ficam sempre muito abaixo da terra, dois ou três andares e em lugar bastante escuro com mofo em toda a parte. Esta adega esta sempre em torno de 11 graus celsius no inverno ou no verão. O cheiro da adega é como o cheiro da personalidade do vinho. Cheiro de pedra, ou cogumelo.

Pode-se encontrar cogumelos crescendo entra as garrafas, isto não afeta a qualidade do vinho. Existe um fungo crescendo no meio que é o aspergilus niger, conhecido como bolor preto. Esse fundo é cuidado pois vive no álcool e no ar, para manter o ar fresco. Ele muda de cor durante o ano fica branco e depois muito negro. Isto é sinal de uma adega muito boa. Os produtores tratam este fungo como um animal de estimação e literalmente o acariciam.

É por isso que o vinho tem um aroma, não apenas pela uva ou pelo solo, mas porque foi envelhecido em meio aqueles fungos. O produtor pega a garrafa e a entrega ao tempo. Toda garrafa tem uma data em que foi engarrafada e esta data diz muito sobre o vinho e o que aconteceu.  

Uma exceção é o champagne.  Em champagne na França o clima é tão ruim que quando sai uma colheita com clima bom eles fazem questão de colocar no rótulo. Eles misturam vinhos de várias colheitas, por isso você tem sabores diferenciados em cada garrafa.

Quando se tem um  champanhe com data é porque a colheita foi excelente. Quando ela envelhece ela fica mais escura. Os vinhos brancos quando envelhecem ganham coloração dos vinhos tintos, por causa da pigmentação. Com o tempo as características da uva vão perdendo a força e as características secundárias ganham força tais como terra, flores, ervas, temperos.

O vinho é sempre m pedaço da história envelhecido, o que aconteceu naquele momento.  Beba história.

Lembre-se o melhor vinho é aquele te agrada, a Great Wines tem sempre um vinho para cada ocasião.

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *