Dicas de harmonização, História, Processos de Vinho

Uva Primitivo: Principais características

Quando pensamos em Itália, logo vem a mente suas massas deliciosas, em seguida pensamos nos vinhos, pois, os exemplares italianos fazem sucesso por todo mundo. Destes os rótulos mais famosos estão os elaborados com a uva Primitivo.

A uva primitivo tem história curiosa. E está até no novo mundo. Na Califórnia, descobriram por meio de testes genéticos que a Zinfandel, que é uma uva que se destaca, se trata de uma mutação somática da casta italiana. As vinhas chegaram com os imigrantes que vieram ao novo mundo em busca de novas oportunidades.

A uva Primitivo tem origem na região de Puglia, no sul da Itália.  Dizem que os primeiros relatos sobre esta variedade de uva se deram no século XVIII e outros relatam evidências da comercialização de vinhos elaborados com ela desde 1400. Também há quem diga que ela possui raízes na Croácia, já que pela genética ela se assemelha à uva Tribidrag. (refrência www.melhorvinho@uol.com.br)

O nome da uva foi dado por causa de sua maturação. Enquanto as outras castas tintas costumam amadurecer em meados de outubro, a Primitivo já é considerada madura em agosto.

Entre os principais locais que produzem vinhos a partir da uva Primitivo na Itália, a região conhecida como Manduria, no sul da Puglia, é a que elabora alguns dos vinhos mais reconhecidos e conceituados. Aqui no Brasil podemos encontrar o vinho da uva primitivo como Primitivo de Manduria, Primitivo Puglia e o Primitivo de Salento.

Além dela, os destaques vão para as regiões de Lizzano e Sava, que produzem rótulos de excelente qualidade e renome internacional. Como dissemos, por se tratar de “uvas gêmeas” (Zinfandel e Primitivo) podemos dizer que os Estados Unidos também é um produtor.

As características da videira Primitivo são bem particulares: é vigorosa e amadurece mais cedo, podendo sofrer com geadas de primavera em alguma regiões específicas. Esta casta elabora vinhos tintos firmes e robustos, além de rosés de excelente qualidade.

O vinho tinto Primitivo, geralmente, é denso, de coloração acentuada e nitidamente frutado. A base aromática dos exemplares de Primitivo são os aromas de frutas vermelhas e negras, geralmente muito maduras. Com a evolução do produto, delicadas notas de especiarias doces podem ser facilmente percebidas. Na boca, é reconhecido por ser muito “redondo” e fácil de beber e não raramente pode demonstrar uma pitada de açúcar no final, auxiliando na maciez do líquido. 

Ela harmoniza com carnes vermelhas assadas ou grelhadas, queijos amarelos e marcantes e também com pizzas dos mais variados sabores. 

Para fechar devemos entender que Puglia não produz somente a uva primitivo e sim algumas castas que também nos encantam. Na região são produzidos vinhos tintos, brancos, rosados, espumantes e vinhos doces.

Seguem algumas características de alguns vinhos de Puglia de acordo com a variedade de uva: (referencia: www.blog.famigliavalduga.com.br)

Primitivo: os vinhos mais expressivos são de Taranto, Bari e Gioia del Colle com vinhos elegantes e equilibrados, frutados com aromas de cereja, amora e ameixa.

Negroamaro: destaque para os vinhos produzidos em Salento – são aromáticos, com sabores mais fortes e complexos de cravo, canela e pimenta, podendo apresentar toques de terrosos e até mesmo amargor.

Nero di Troia: tem seu lugar ideal em Castel del Monte (Foggia) e Bari – geralmente são vinhos concentrados, com aromas elegantes de frutas negras, violeta, coloração intensa e ricos em tanino.

Enfim, prove esta delicia e sinta você mesmo o aroma e sabor. Aproveite para deixar sua opinião em nosso blog, ela é muito importante para que continuemos nosso trabalho em busca de novas experiências para apresentar a vocês.

Lembre-se o melhor vinho é aquele que te agrada e a Great Wines tem sempre um vinho para seu gosto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *