Mesa Posta

Os pratos na história do mundo.

A história dos pratos confunde-se com a história da humanidade. Existem registros, devido à pesquisa arqueológica em todo mundo de civilizações do passado, que confirmam terem sido os primeiros pratos fabricados em estanho, prata ou ouro, sendo destinados aos nobres e reis, cabendo ao povo comer em caçarolas.

O termo “prato” com a sua funcionalidade de vasilha individual, surgiu no século XVI. Antes disso, eram usadas as tábuas ou travessas, usadas na era medieval para cortar alimentos, colocar o pão e acima deles o caldo de alimentos. 

O prato individual, conhecido por mazarine, foi introduzido pelo Cardeal Mazarine em 1653 na França segundo relatos históricos.

O mercado de produtos para mesa posta tem crescido muito no Brasil. Nossos fabricantes estão na liderança mundial em termos de qualidade e beleza. 

Hoje podemos contar com enorme variedade de pratos com modelos, cores, estilos, materiais, preços e design arrojados.

É praticamente impossível pensar em montar uma linda mesa posta, sem esse utensílio indispensável para um belo almoço, jantar ou em uma comemoração muito especial.

É com o prato que as refeições podem ser servidas de forma prática e funcional, para que apreciemos cada ingrediente de maneira cômoda e tranquila. 

Quando você for comprar pratos para a sua casa, lembre-se de que eles têm uma função específica. 

Saiba para qual situação cada modelo é indicado:

  • prato fundo: É utilizado para servir sopas e caldos por evitar que o líquido respingue para fora do utensílio. Para servir massas com bastante molho, o prato fundo também é o mais indicado;
  • prato raso: são os mais usados nas refeições principais. Alguns modelos se diferenciam por apresentarem a borda um pouco mais alta, evitando que os alimentos escorreguem na hora do corte;
  • prato de pão: É um modelo um pouco menor que o prato de sobremesa e é usado para servir pães nas refeições que requerem esse alimento;
  • prato para sobremesa: É um prato um pouco menor que o raso. Vale ressaltar que os talheres acompanham as refeições e existem talheres próprios para as sobremesas, que devem ser servidas após a refeição e seguidas do famoso cafezinho.

Os materiais mais usados na produção de pratos são a cerâmica e a porcelana, sendo ambos materiais compostos por argila. 

A principal diferença entre os dois se dá por conta dos outros materiais agregados e da maneira como é fabricado.

Apesar de muito resistente, o prato de porcelana é perfeito para expressar mais delicadeza e luxuosidade. Por não ser poroso, este material é 100% impermeável. Além disso, a legítima porcelana é branca e translúcida, sem apresentar sinais de poros na superfície.

Já o prato de cerâmica também tem grande resistência, porém pesa mais que a porcelana. O trato no acabamento de cada modelo de prato de cerâmica pode gerar características diferentes ao produto final, mas, mesmo assim, a porosidade se faz notável, bem como a permeabilidade da peça.

O tradicional prato de vidro também segue sendo popular. De conhecida durabilidade e resistência, os pratos de vidro são simples e têm excelentes custo-benefício, justamente por serem básicos e ideais para o dia a dia.

Lembre se, independente da escolha do modelo ou design do seu prato, monte sua mesa com todo amor e cuidado que sua família e convidados merecem.

A mesa pode ser simples ou sofisticada mas o ingrediente mais importante é que esses momentos tragam a magia da confraternização  e momentos inesquecíveis!

E para um evento tão significativo não falte amor, alegria e um excelente vinho!

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *