Sábado a noite, queríamos algo diferente…Que tal uma tábua de frios?
Ok… mas tem que ser diferente.
Assim começou nossa ideia de criar uma tábua de frios com o queijo burrata, uma opção diferente e deliciosa que agrada sempre e cria sabores. Intensos quando harmonizado com um bom vinho.
Mas o que é burrata?
A burrata é uma receita italiana, feita a partir do leite de búfala e extremamente cremoso por dentro. É um queijo de pasta filata, muito parecido com a mozzarella, diferindo apenas na técnica de produção. Burrata significa “amanteigado” e este queijo, sem dúvidas, faz jus ao nome. Um queijo muçarela derretido, nata ou creme de leite fresco e mais um pouco de muçarela pra completar o combo. E se você nunca teve a oportunidade de experimentar essa iguaria, fique tranquilo. Você que mora em São Paulo pode agora pedir na Great Wines pelo Whatsapp 11989165805
Tenho a certeza que este queijo agrada a todos e a combinação desses ingredientes trará prazer ao seu paladar. Por isso, esta é uma ótima opção de entrada / aperitivo para aquela noite com a família, amigos ou para aquele jantar a dois, que foi o nosso caso na noite fria de sábado.
O modo de temperar e os acompanhamentos podem variar conforme o seu gosto, a receita que fizemos foi com molho pesto da Cucina Delo Chef, azeitonas, tomate cereja, e mel da Mondury para dar um toque adocicado.
Para a tábua colocamos salame e copa. Ficou incrível!
OK todos entenderam, mas qual vinho combina?
Primeiro vamos entender de onde veio a Burrata.
É um queijo original do sul da Itália, da região da Puglia. Conta a história que foi criado na cidade de Andria, no século XX, como forma de aproveitar o que sobrava da produção de muçarela.
A Burrata de Andria ainda não é reconhecida como um produto IGP (Indicazione Geografica Protetta), já existe um processo na Itália nesse sentido
Sendo assim, os vinhos ideais para harmonização são os tintos italianos da Puglia, Primitivo di Manduria, elaborados com a casta Primitivo, ou os Zinfadel californianos.
Agora seguindo indicação de nosso blog quando publicamos “Harmonizar queijos e vinhos.” (Clique no linque e veja o post.) Queijos com maior teor de gordura casam muito bem com vinhos mais ácidos (equilibram as características!). Pinot Noir, Barbera, Sangiovese, Carignan, Cabernet Franc, Tempranillo, Malbec (Cahors).
Lembre-se o melhor vinho é aquele que te agrada e o seu gosto está na Great Wines.