Dicas de harmonização, Queijos

Harmonizar queijos e vinhos.

Não sou expert em queijos, meus estudos iniciaram agora, por isso recorri a algumas pesquisas na internet para trazer estas informações.

Harmonizar com vinho faz parte da degustação da de todos os alimentos, um exemplo é o bolinho de chuva que harmoniza com moscatel, e esta bebida dos deuses e é usada para se sentir o sabor e prazer, mas nunca é uma tarefa tão simples e fácil. O vinho pode ser muito especial, mas é necessário que ele realce, neste caso, o sabor do queijo, criando a mistura no paladar que seja ideal.

Porque, quando pensamos em vinho, pensamos em queijo e vice versa? 

As semelhanças da história e do processo de elaboração dos dois pode ser um dos fatores que fazem com que a sinergia entre eles seja tão apreciada. O vinho e queijo estão juntos em termos de paladar e produção.  Mas a harmonização entre os dois exige carinho, a fim de extrair o melhor dos sabores.

Devemos sempre pensar que existe um equilíbrio entre acidez, tanino e corpo da bebida e a gordura e consistência da comida este é um grande segredo para todas as harmonizações. 

Quando harmonizamos descobrimos o terceiro sabor, que é o complemento dos sabores dos alimentos e a bebida que estamos harmonizando, no caso, vinho e queijo. É quando cada um tem suas qualidades ressaltadas, tornando-se ainda melhor quando acompanhado do outro.

Tipos de queijos

O primeiro passo é escolher o queijo, já é um tarefa difícil, pois existem centenas de sabores disponíveis. Existem várias formas de classificá-los, e uma delas é separando-os por texturas, maturação e tratamento. Confira a classificação com alguns de seus exemplares mais “famosos”: 

Queijos macios / cremosos:

  • Não maturados: Minas Frescal, Ricota fresca, Requeijão, Cottage.
  • Maturados por fungos na superfície: Brie, Camembert.

Queijos firmes: 

  • Maturados por fungos na superfície: Limurgo, Saint-Paulim, Taleggio.
  • Maturados por fungos no interior: Roquefort, Gorgonzola, Stilton, Donablu.
  • Maturados massa crua:Minas Meia Cura.
  • Maturados massa semicozida:Prato, Minas Padrão, Estepe.
  • Semiduros: Com fermentação propiônica: Gruyère, Emmental, Comté, Colônia Uruguaio.
  • Sem atividade propiônica: Cheddar, Provolone, Reino.
  • Duros: Parmesão, Montanhês, Pecorino, Sardo, Grana Padano.

Como escolher o queijo para comer com vinho

Referência: blog.chefsclub.com.br

Não precisa decorar todos os tipos de queijo de queijos e vinhos! 

Pense em algumas associações que podem ser feitas na hora da harmonização, usando a lógica de combinar as características do queijo e do vinho.

Anote algumas dicas:

  • A densidade e a intensidade dos dois devem ser equivalentes, de forma que os sabores não se anulem. Queijos mais leves e moles pedem vinhos mais suaves. Vinhos Suaves
  • Já vinhos mais encorpados vão super bem com queijos de textura mais dura. Malbec, Cabernet Sauvignon, Syrah
  • Queijos com maior teor de gordura casam muito bem com vinhos mais ácidos (equilibram as características!). Pinot Noir, Barbera, Sangiovese, Carignan, Cabernet Franc, Tempranillo, Malbec (Cahors)
  • Já queijos muito maturados (normalmente os mais aromáticos e saborosos) pedem vinhos de igual intensidade. Gewürztraminer, Grüner Veltliner. Malvasia, Moscatel, Riesling, Torrontés, Viognier.
  • Sabe aqueles queijos com muito teor de sal ou sabores amargos? Eles tendem a tornar os taninos dos vinhos tintos mais perceptíveis e desagradáveis. Por isso, pra esse grupo de queijos, o ideal é servir com vinho branco ou espumante. Sauvignon Blanc, Riesling, Moscato, Chardonnay
  • Agora aquela dica de expert: há um conceito interessante na gastronomia, chamado: if it grows together, it goes together”,ou seja, “se cresce junto, vai bem junto”. Traduzindo pra o queijo e vinho, considere que os dois da mesma região tendem a harmonizar bem, pois além de contarem com os mesmos elementos da natureza, os produtores locais, ao longo do tempo, provavelmente ajustaram as características de seus produtos para que combinassem com outros produtos da região.

Lembre-se o melhor vinho é aquele que te agrada e a Great Wines tem um vinho para cada momento.

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *