Dicas de harmonização, História, Processos de Vinho

Vinho fino e vinho de mesa.

Já trabalho com vinho a algum tempo, e nessas minhas andanças sempre me deparo com pessoas que torcem o nariz quando falamos de vinho de mesa, e sempre usam a mesma expressão: “vinho doce, não gosto”.

Confesso que eu mesmo já usei muitas vezes esta fala para me referir ao vinho de mesa, assumo minha culpa, mas também me redimo ao escrever este texto.

Para entender melhor temos que entender o que é Viti Lambrusca, Viti Ratifundiola e Viti Vinífera. Tive o contato coms estes termos em um curso que fiz na Educa Vinhos de Diego Bertolini. 

Também ja escrevi um texto sobre isto no blog da Great Wines, leia, é bem interessante. Só para constar a Viti Labrusca salvou a Viti Vinífera da filoxera (É um inseto sugador que apresenta formas que diferem entre si, dependendo da época do ano.) 

Mas deixando as grandes explicações de lado vamos ao que interessa, Qual a diferença entre vinho fino e vinho de mesa.

Sempre pensamos que o vinho de mesa é somente produzido por viti labrusca, mas isto é errado.

Vinho fino e vinho de mesa não são meros termos vagos. São nomenclaturas oficiais que não podem ser usadas indiscriminadamente. Afinal, há regras que determinam o que é um e o que é outro e penalidades para empresas que não seguirem estas normas.

Vinho fino 

• Produzido somente a partir de uvas Vitis vinifera. Uma espécie de videira que nasceu na Eurásia – o bloco continental que vai do leste da Europa até o extremo da Ásia. Estudos mostram que as primeiras videiras da espécie Vitis vinifera provavelmente nasceram no que hoje é a Geórgia.  

• Aspecto mais claro e límpido. A vivacidade dos tons do vinho produzido a partir da Vitis Vinifera é maior, as cores se destacam com brilho.

• Aroma de maior complexidade. Um dos principais agregadores de aromas para o vinho é a casca da uva. Nas Vitis viniferas ela é mais grossa e acumula maior quantidade de substâncias aromáticas.

• Sabores delicados e mais variados. Mesma ideia dos aromas, com um maior número de substâncias há maior diversidade de sabores.

• Processo de elaboração mais rigoroso, seguindo normas e padrões de qualidade. Para produção de vinho fino, mais ainda quando dentro de denominação de origem, as regras são rígidas desde a plantação do vinhedo até a vinificação, passando pela colheita. Isto garante um produto de qualidade na ponta.

Vinho de mesa 

Produzido a partir de outras uvas. Para o vinho de mesa podemos utilizar uvas de outras espécies que não a Vitis vinifera, aqui no Brasil a Vitis Labrusca é a mais utilizada.

No Brasil e na Europa já produzem o vinho de fino de mesa, feito a partir de uvas viti viníferas, como o caso do Jolimont  Tinto Suave que você encontra na Grea Wines.

Aromas Primários, ou seja, aroma de frutas.

Sabor intenso. O sabor de uva é bem marcante.

Processo de elaboração é mais simples, mas segue regras impostas por cada país.

Coloração menos brilhante. Devido ao fato de serem uvas mais rústicas.

Lembre-se, o melhor vinho é aquele que agrada e a Great Wines tem sempre um vinho para você.

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *