Aroma, Dicas de harmonização, Processos de Vinho

Quando usar o “Decanter”.

Quando falamos em decanter os iniciantes do mundo do vinho ou algumas pessoas que já tomam vinho a algum tempo, ficam na duvida usa-lo ou não?, Será que não é frescura?, não é só para grandes entendedores?

Todas estas perguntas fazem sentido, uma vez que o objeto foi criado (não para uso do vinho) como um limpador de impurezas, para deixar um determinado liquido mais puro, seja separando sedimentos ou aumentando o contato com o oxigênio, extraindo o álcool e portando mudando suas características.

Foi adaptado para o vinho e começou a ser usado por enólogos, por isso,  por muito tempo foi considerado um acessório sofisticado utilizado apenas por especialistas nessa bebida. 

Este pensamento já está em desuso hoje em dia e o decanter de vinho está se tornando cada vez mais comum na lista de utensílios de quem gosta de apreciar um vinho.

Para explicar, o decanter de vinho ajuda a dar mais vida a vinhos que precisam ter contato com o oxigênio (um vinho jovem: para extrair o álcool) e também a separar os sedimentos (vinho mais velho) para torna-lo mais puro. 

Ele é feito de vidro ou cristal para facilitar a visualização da bebida (um aspecto importante no momento do consumo).

Legal, foi ai uma dica do que é e como usar o decanter, mas ainda fica a pergunta, quando devo usar?

Os vinhos que produzem muito sedimento (vinho mais velho) ou que precisa de contato com o oxigênio (vinho jovem) precisam da ajuda do decanter para serem servidos.

Um exemplo que eu e minha esposa tivemos a alguns dias com o vinho Vittório Emanuelle I Primitivo Puglia que você encontra na Great Wines. Colocamos o vinho em um decanter e deixamos por 30 minutos, após este tempo provamos. O vinho ficou excelente frutado e com um paladar em boca que nos encantou muito.

Segue algumas dicas para que você possa decantar seu vinho.

Vinhos antigos ou que ficaram por muito tempo na garrafa antes de abrir e que podem se beneficiar do processo de sedimentação, pois durante este tempo o vinho cria sedimentos no fundo da garrafa.

Alguns vinhos tais como Bordeaux, Toscano, Barolo e vinhos encorpados que precisam de contato com o oxigênio para mostrar suas características, pois como são de grau elevado de álcool podem esconder o verdadeiro sabor e aroma. 

Vinhos jovens encorpados precisam ser decantados para controlar a presença de seus taninos, deixando-os mais suaves, além de equilibrar o alcool.

Vinhos jovens de corpo médio e leve para equilibar o álcool que é muito presente.

O tempo que o vinho deve ficar no decanter varia de poucos minutos a uma hora, ou seja, Vinho de consumo imediato apenas alguns minutos para que o aroma se identifique, vinhos mais velhos e encorpados devem ficar em torno de uma hora para que tenha contato com o oxigênio e faça o processo de sedimentação (baixar os sedimentos) para que você prove o vinho mais puro.

Uma observação, existem vinhos antigos e complexos que chagam a ficar 7 horas aberto para depois ser colocado no decanter, claro que isto é para vinhos muito especiais. 

Usando o decanter ou não, prove seu vinho com alegria e sinta sempre o prazer em prova-lo.

Lembre-se melhor vinho é aquele que te agrada, a Great Wines tem um vinho para cada momento.

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *