“Numa casa portuguesa fica bem,
Pão e vinho sobre a mesa.
E se à porta humildemente bate alguém,
Senta-se à mesa com a gente…’
Como diz a música de Amália Rodrigues a receptividade é o primeiro passo para fazer com a pessoa se sinta bem e acolhida.
O vinho desde a muito tempo faz parte dos povos da Europa e agora começa a fazer parte do novo mundo.
Que tal receber amigos com queijo e vinho?
Informal, mas ao mesmo tempo elegante, queijo vinho é sempre uma harmonização perfeita que irá deixar lembranças. E o mais legal é que você não precisa ser especialista para criar este ambiente.
Comece definindo os tipos de queijos. Queijos fortes como Gorgonzola, Parmesão, Provolone, Pecorino, Gruyère e Roquefort, podem estar presentes, neste caso opte por vinhos tintos encorpados e de sabor marcante.
Queijos mais suaves, como Ementhal e queijo do Reino, ou cremosos como Brie, Camembert, Feta, dão o equilíbrio necessário para mesa e acompanham bem tanto vinhos tintos mais leves ou vinhos brancos secos. Uma dica é calcular de 150 a 200 gramas de queijo e meia garrafa de vinho por pessoa.
Geralmente os queijos vão bem com frutas de sabor mais cítrico, como damasco e morango, ou geleias variadas, como de laranja. Nozes e mel podem dar um toque especial ao servir queijos cremosos como o Brie.
Escolhido os itens, vamos montar lindamente nossa apresentação:
Poderá ser montada em uma tábua de madeira ou em um lindo prato decorativo.
Comece primeiro com os queijos frescos e suaves, que deverão ter uma sequência bem-organizada. Depois coloque os acompanhamentos ao redor dos queijos e, para complementar a tábua, acrescente as castanhas, as nozes os pães os embutidos e as frutas, no centro da tábua você poderá complementar com mel, geleias e um belo arranjo.
O mais importante neste momento é o ambiente que você cria, seu toque especial fará com que tudo harmonize com em uma magica.
Para dar substância e completar a refeição faça algo quente, um bom exemplo é uma quiche de queijo.
Lembre-se, como dissemos acima, a situação é formal portanto, nada de querer deixar muito chique e perder o encanto. Informal e bonito este é o ponto.
O melhor vinho é aquele que te agrada, a Great Wines tem um vinho para cada momento.